Alguns teóricos da educação defendem que o processo de aprendizagem é mais importante do que o produto. Eu penso que ambos - processo e produto - são relevantes para a aprendizagem das crianças. Nem ênfase só em um ou em outro, como se fossem universos separáveis, pois não são. Sabe aquele ditado popular “nem ao céu e nem a terra” vale para ilustrar o que estou querendo dizer, pois tudo na vida exige um processo e a consequência é um produto.
Se fizermos uma receita culinária, existe o processo de fazê-la e um resultado. Se vemos um prato sendo servido por alguém com decoração, apresentável de maneira caprichada, nosso paladar ficará estimulado pela visão. Quando apreciamos o prato percebemos se o que foi servido estava bom ou não. Ao degustar verificamos o resultado do processo ocorrido no preparo do prato.
Então, neste sentido tanto processo quanto produto são fundamentais. O mesmo acontece na aprendizagem, processo e produto caminham juntos para o sucesso ou fracasso. A meu ver ambos são valiosos; eficácia e eficiência sempre em todos os momentos no ensino e aprendizagem. Embora as crianças pequenas não devam ser exigidas para fazerem produtos perfeitos, não é isto, mas precisa ser ensinado e valorizado todo o processo e o resultado dele.
Pais e professores ensinem educando e valorizando ambas as situações, todo o processo como também o produto, e se algo der errado no meio do caminho; analisem o porquê deu errado junto com as crianças. Levantem hipóteses, tirem conclusões; isto é estimular o pensamento científico.
site: www.vandaminini.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário