quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aqui quem manda sou eu...

Obediência é o que está embutida na frase acima; mais do que isto, autoritarismo puro. Aquele ditado popular “manda quem pode obedece quem tem juízo” cabe a este exemplo.
O que de educação e ensinamento tem neste comportamento dos adultos perante às crianças? Submissão, adestramento, pessoas infelizes, é isto que querem que seus filhos (as) sejam quando adultos?
Se a resposta for sim continuem tendo estas atitudes; se a resposta for não parem e reavaliem esta frase e comportamento. Sei que as crianças muitas vezes tiram os adultos do sério e fazem isto até mesmo para nos testar; mas diante de uma provocação não devolva com autoritarismo e sim usando o contrário. Tenho certeza que elas reagirão de outra forma por que ficaram espantadas diante de um comportamento equilibrado; mas, para isto, se for necessário, respire fundo. Não devolva agressão com agressão e sim com afeto.
Quando temos reações que as outras pessoas não esperam, a surpresa faz refletir e isto quebra o “gelo” para que possam conversar sobre o ocorrido de forma saudável. Fácil esta atitude. Claro que não se fosse a humanidade seria outra, mas precisamos começar a praticar...
site de palestras: www.vandaminini.com.br

Um comentário:

  1. Um bom texto muito bom. Parabéns Drª Vanda Minini por nos postar em seu blog uma boa introdução do que possa ser sua palestra.

    ResponderExcluir