domingo, 19 de agosto de 2012

Volta às aulas...

No primeiro dia de retorno das crianças na instituição de ensino, quase sempre as professoras fazem a seguinte pergunta:
- Como foram de férias? Onde passearam e viajaram? Depois da conversa inicial, algumas pedem para que as crianças desenhem sobre suas férias, outras quando as crianças já sabem escrever pedem para que elas façam uma redação.
Preciso que reflitam sobre este procedimento, nem sempre todas as crianças puderam passear ou viajar neste período. Nem todas puderam comer coisas diferentes por que não tinham. Então, professores, por favor, evitem tocar neste assunto para não constranger e nem causar nenhum estigma e preconceito àqueles que por algum motivo não tiveram oportunidades de viajar nas férias.
O melhor a fazer neste dia é conversar sobre o que irão estudar, como vão estudar daqui para frente; se as crianças tocarem no assunto de férias entre elas, deixe que os comentários assim aconteçam, mas você incentivar isto nunca. Um bom professor não deve promover preconceitos e/ou estigmas, e sim aprendizagens positivas na vida das crianças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário