terça-feira, 28 de agosto de 2012

Brinquedos são para ser usados e não guardados como enfeite

Às vezes visito algumas famílias e quando chego ao quarto das crianças vejo prateleiras de brinquedos quase intactos. Sempre que posso, longe dos adultos pergunto para as crianças por que aqueles brinquedos estão tão novinhos na prateleira. E as respostas são sempre as mesmas : “minha mãe ou meu pai não deixam que eu brinque para não estragar.”
Fico indignada com isto, mas como não tenho o direito de me intrometer na vida das outras pessoas fico quieta e sempre penso que isto serve para que eu descreva para vocês o fato e possamos juntos analisá-lo.
Brinquedos são feitos para brincar. Ensinar a brincar, a guardar também faz parte da educação dos pequenos. Mas privar de usar somente por que pode sujar, rasgar ou quebrar; na minha visão não é o mais correto. O problema está que muitas vezes os adultos não ensinam a guardar e exigem que as crianças assim o façam. Cobrar sem ensinar não é educar, é adestrar. Pensem nisto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário