domingo, 5 de agosto de 2012

Ser professor(a) de crianças de zero a três anos

Bem, este é um assunto muito delicado, mas vamos lá. Hoje, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96), para atuar na Educação Infantil com crianças de zero a três anos, é necessário formação superior  em Pedagogia. Vocês devem estar se questionando:  o que isto tem a ver com o título do texto?
Muitos alunos do curso de Pedagogia, quando ainda estão em formação, afirmam assim: - Professora eu não vou me formar para limpar bumbum de filhos dos outros.  Fico com dó das crianças que possivelmente passarão pela mão de um desses alunos ou alunas, e sempre os indago. – Se vocês querem se formar para exercer a profissão de professor, lidando com crianças de zero a três anos, terão como função também trocar fraldas. Isto é “lei”.
Entendo que ser professor não é ser babá de criança, mas educar e cuidar são também zelar pelo bem estar físico das crianças. Isso é também um direito constituído; portanto, terá que ser respeitado. O que geralmente eu aconselho é: se o adulto tem aversão a trocar fraldas sujas de crianças, então deve procure trabalhar com crianças grandes. O que não é correto é a pessoa que sente nojo passar este sentimento para os pequenos. Isto pode causar uma série de problemas psicológicos e até mesmo físico nas crianças. Elas podem prender o xixi e o coco só para não precisar serem trocadas e este controle do esfíncter pode ser prejudicial.
Se tem nojo, por favor, procure não trabalhar com crianças pequenas, elas não possuem culpa. E lembre-se: você também já foi criança um dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário