quarta-feira, 4 de julho de 2012

Série Talentos VII - Linguagem Cinematográfica

No escurinho do cinema... Quis iniciar este texto com o começo desta música da Rita Lee, justamente para despertar em vocês a importância de assistir um filme na tela de um cinema.  Tudo parece mágico e encantador, é diferente assistir um filme na TV e ir ao cinema, com pipoca, então, humm!....
Se nós adultos sentimos este gostinho de ir ao cinema imaginem as crianças, mas para isso temos que proporcionar a elas este tipo de linguagem. Pais e professores, expliquem o que é um cinema, como funciona, porque fica escuro e tudo o mais para que os pequenos não se assustem e comecem a chorar ao começar o filme. Passe segurança e encantamento para eles.
Vejam também qual tipo de filme está passando.  Assim como já comentei aqui sobre histórias infantis e programas de TV, os filmes também devem ser motivo de alerta: cuidado com as mensagens que estão nas entrelinhas. Assistam filmes que colaborem para enriquecer a mente da criança com ações positivas e não com violência físicas e/ou verbal.
O cinema também é uma linguagem que incentiva a imaginação e a criatividade, mas assim como todas as outras linguagens esta também precisa ser ensinada desde cedo. O cinema amplia o conhecimento de mundo da criança. Incentivar a assistir bons filmes também é fazer as crianças felizes, além de ser um momento prazeroso de convivência entre os adultos e elas.

Um comentário: