domingo, 1 de julho de 2012

Como observar uma criança pequena?

Uma criança pequena às vezes não sabe expressar o que sente, mesmo quando ela já fala. Então, o que nós adultos devemos fazer é observar suas ações e reações durante todo o dia. Mas como faço isto?
Observar é verificar, ficar atento aos mínimos detalhes, acompanhar tudo o que as crianças estão fazendo quando estão brincando, comendo, falando com outras pessoas; para isto você deverá exercitar o olhar e a escuta sensível (ver outros textos postados aqui sobre este tema).
Um caderno para fazer os registros diários é necessário, além de anotar horários de comida, trocas de fraldas, alimentação, banho e higiene. Podemos escrever também detalhes que são importantes, por exemplo, cor das fezes, do xixi. Nossa memória não guarda todos os detalhes e este diário é fundamental para que possamos registrar e analisar o comportamento da criança.
Se ela chora muito, se briga, se é alegre, enfim, com quem brinca. São detalhes, mas que se analisados em conjunto ajudam a entender e perceber esta criança de maneira completa. Caso ela venha a ter algum problema físico, emocional, é só recorrer às anotações e perceber a variância e frequência com que isto acontece. Se ela reclamar de alguma dor não ache que é frescura ou brincadeira, observe-a em vários locais e horários; se persistir a reclamação, leve-a ao pediatra.  Se fizer observações especificas periodicamente poderá perceber mais rapidamente quando houver alguma alteração de comportamento.
Este tipo de registro serve tanto para os pais quanto para os professores, pois ambos precisam desenvolver esta técnica para poder ajudar no desenvolvimento integral e integrado das crianças e para resolver problemas mais efetivamente e, se necessário, procurar ajuda de outros profissionais, pois nem pais e nem professores são médicos ou terapeutas.

Um comentário:

  1. Observar requer abrirmos mão de outros afazeres e nos dedicarmos à olhar, ouvir, exercitar a verdadeira escuta e a sensibilidade! Grande parte dos problemas vividos pelos pequenos, creio que podem ser resolvidos assim, quando nos dispomos a conhecê-los,em casa ou em sala de aula.
    Olhar atento, escuta sensível, diálogo franco são bons aliados nessa empreitada de criar filhos, educar alunos!!!

    ResponderExcluir