terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cartaz de aniversariantes do mês... Parabéns!

Algumas instituições de educação infantil têm como praxe colocar cartazes de aniversariantes do mês nas salas de aula/referência. Alguns enfeitam esses cartazes das mais variadas maneiras. Isto é importante para identificar o valor que aquele dia representa para cada um e todos dentro do grupo, formam a identidade do mesmo.

Só vejo um problema acontecer quando os professores e as auxiliares não fazem parte desse cartaz, geralmente marcam somente o aniversário das crianças. Fica aqui um questionamento: Os professores e as auxiliares não fazem parte desse grupo, dessa identidade?

Na minha visão de educação, todos os professores, auxiliares e crianças formam um grupo e se existe um cartaz que identifique a data de aniversário, a regra é válida para o grupo como um todo e não somente para as crianças. Colocando o aniversário de todos, as relações adulto e crianças ficam mais próximas, reais e verdadeiras. ”Eu” sou junto com o “nós”, pertencemos ao grupo do maternal, por exemplo, e temos o nosso cartaz de aniversariantes do mês. Pensem na diferença das relações quando o cartaz serve somente para marcar o nome das crianças, nesse sentido existe um isolamento entre adultos e crianças. Pior é que vejo muito isto acontecer nas instituições que visito por ai, pensem e reflitam...



Nenhum comentário:

Postar um comentário