sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Por que algumas crianças possuem medo de Papai Noel, Palhaços etc.?

É simples de entender. As crianças estão acostumadas no dia a dia a ver pessoas vestidas com roupas normais, calças compridas, bermudas, saias, vestidos, camisetas, enfim o vestuário corriqueiro.  E não estão acostumadas a conviver com pessoas vestidas de Palhaços, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa no cotidiano.

Pior: alguns adultos esquecem disso e apresentam essas figuras de maneira escandalosa, dizendo “dá tchau para o Papai Noel, beija ele”, enfim, uma série de comportamentos que em vez de ajudar a diminuir o estranhamento causado aumenta mais ainda. Não vemos pessoas vestidas de vermelho, com gorro na cabeça, barba grande em pleno verão, é normal que algumas fiquem com medo. O que fazer? Conversar, explicar e ir aos poucos apresentando as figuras que fazem parte da cultura. Mas se a criança mesmo assim ficar com medo e chorar, não dê risada, mas simplesmente saía de perto.

Já vi famílias insistindo para tirar foto com o Papai Noel e a criança aos prantos, chorando, e ainda dizem: “quando crescer, você vai ficar com vergonha de ter chorado”, como forma de ameaça. A situação já era de medo, ainda seguida de ameaça, isso é o que essa família estava ensinando para a criança. Para que isso?...



Nenhum comentário:

Postar um comentário