terça-feira, 30 de outubro de 2012

Construindo um terrário: ensinando o ciclo da água

Terrário feito com garrafa de água
As crianças quando pequenas são curiosas para entender como a chuva cai do céu. Uma maneira simples e fácil de fazê-las entender na prática é confeccionando um terrário com materiais reutilizáveis.

Serão necessários: uma garrafa de água com capacidade para 5 litros, pedrinhas, areia, terra, plantinhas. Corte a garrafa ao meio, distribua uma camada de pedras no fundo, em seguida uma camada de areia e por último a terra; plante algumas mudinhas que você sabe que não irá crescer muito. Depois molhe e feche a garrafa com fita adesiva. Pronto. O terrário está pronto e as crianças por meio de observação irão ver o ciclo da água acontecer naturalmente, pois a água evapora e desce em formato de gotículas.

Esse aprendizado na prática é essencial, pois cada criança pode ter seu próprio terrário e observar o crescimento das plantas também. Além do aprendizado do ciclo da água, muito mais eficaz do que se fizermos desenhos sobre a evaporação, sublimação e a chuva, a criança aprende na prática fazendo, observando e concluindo, desenvolvendo o pensamento científico. Isto pode ser feito tanto nas instituições de ensino quanto em casa. Construa junto com as crianças, deixem que eles manipulem, opinem, observem e cheguem às conclusões próprias, isto é aprender com significado para a vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário