As ideias são representações mentais que a criança forma de qualquer coisa. já ouviu a expressão “ideia de gênio” quando alguém tem uma sugestão para aliviar alguma dificuldade e/ou problema; portanto, são os pensamentos, os conceitos que vão formando novas ideias.
Ninguém tem ideia do nada, por questões de sobrevivência da humanidade e evolução, de tempos em tempos surgem novos equipamentos mecânicos, eletrônicos etc. Assim como tantas outras aprendizagens, as ideias das crianças precisam ser valorizadas, quer sejam pelos pais e /ou professores.
Mas como fazer isto?
Simples: não dando respostas prontas para as crianças, mas propondo problemas para que elas busquem soluções; nesse sentido terão que pensar sobre algo. Vou dar um exemplo simples para que vocês possam entender o que estou querendo dizer.
Vamos supor que a roupa que a criança queira vestir esteja molhada e no varal. No lugar de você propor a solução desse fato, deixe que a criança pense no que irá fazer. Conte a ela somente sobre o problema e peça que verifique uma solução. Pode ser que ela diga para passar no ferro, colocar na máquina de secar se você assim tiver; enfim, ela dará uma solução. Isso é estimular a propor ideias novas e, principalmente, a pensar sobre o fato.
Quando vocês, pais e/ou professores, deixam que as crianças exponham suas ideias e soluções para os problemas, vocês estão exercitando o pensamento cientifico. Não imponham sua vontade de adulto e sim exponham também suas ideias e juntos cheguem a soluções dos problemas. Sei que isso não é fácil quando não temos como procedimento no dia a dia; mas também serve de treino para vocês. Ah! Outra coisa: isso também é o exercício do comportamento de respeito uns pelos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário