quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Decoração da sala de aula/referência

Quando entramos em algumas salas de aula/referência nas instituições de educação infantil nos deparamos às vezes com decorações que mais parecem festa de aniversário. Em muitas situações até são decorações de festas de crianças compradas em casas de festas infantis. Já fiz isso também quando era professora de educação infantil.

Hoje, depois de muito estudo, percebo o quanto errei, tentando fazer sempre o melhor. Muitas vezes a decoração era mais para meu gosto ou até mesmo para alguém ver (direção/coordenação/pais) do que para as próprias crianças. Não tinha significado para elas e até mesmo elas não participavam nem da escolha do tema nem da confecção da mesma. Tudo era feito por mim, pois na minha visão tudo teria que ser perfeito.

A decoração da sala de aula/referência deve ter o jeito e a mão das crianças; o espaço é do grupo. Então todos têm que participar do  motivo, o que e como fazer a decoração, isso sim tem significado para o grupo como um todo. Ah se pudesse voltar no tempo! Faria tudo diferente! Mas como não posso, alerto vocês: talvez o erro no passado foi importante para refletir o presente e ensinar a vocês, professores de educação infantil que o mais importante não é uma sala enfeitada para festa e sim uma sala enfeitada com as crianças. Pensem nisso...



Nenhum comentário:

Postar um comentário