segunda-feira, 15 de outubro de 2012

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu”....

Comecei esse texto com uma frase do conto Infantil Branca de Neve, para ilustrar o fato de que o espelho serve para nos reconhecermos até  mesmo nos contos de fadas. É necessário que tanto em casa quanto nas instituições de ensino espelhos sejam colocados na altura da criança para que ela possa se ver e reconhecer. Esse é um aspecto importante para que ela se identifique com seu corpo, reconheça seu jeito de ser e estar no mundo.

Nas instituições de ensino infantil muitas vezes encontro espelhos na altura das crianças, mas em casa não. Fico me indagando se os pais sabem da importância do ato para as crianças. Penso que não, porque em casa geralmente nossos espelhos estão na altura dos adultos. Pais comprem espelhos e coloquem na altura das crianças, mesmo que não seja na parede inteira, mas pelos menos num espaço que ela possa se ver de corpo inteiro.

Para que ela possa identificar seu sorriso, seu choro, por volta de 10, 11 meses a criança já percebe que a imagem é dela mesma no espelho. Brinque com as crianças em frente ao espelho para que ela possa notar as diferenças entre seu corpo e de um adulto. Esses momentos são únicos e importantes na vida de uma criança e podem se tornar um momento de aproximação entre você, adulto, e a criança. Direto para a loja comprar espelhos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário