sábado, 6 de outubro de 2012

Reutilização de materiais: boliche de garrafas pet

Já pensaram em brincar de boliche com garrafas pet enfeitadas com carinhas? Essa é a sugestão de hoje. Tanto os pais quanto os professores podem confeccionar esse boliche junto com os pequenos. Dentro da garrafa tem papel colorido picado e fora estão estampadas carinhas que podem ser trocadas por números também, dependendo da habilidade de cada um. O importante é não deixar de brincar e a bola pode ser feita de meia de nylon.

Mas o que podemos ensinar com o jogo? Podemos ensinar números, quantidades e até mesmo adições; quantas garrafas caíram, quantos pontos para cada garrafa e assim irem somando e fazendo as adições. Se as crianças ainda não souberem marcar toda a pontuação, o professor ou os pais poderão fazê-las pelas crianças.

Esse jogo também poderá ensinar a reutilização de materiais pelas crianças; elas aprendem a cuidar do ambiente desde cedo. Professores, essa pode ser uma situação significativa e interdisciplinar, uma vez que pode ser trabalhada a linguagem matemática e a natural juntas.  Dependendo do seu objetivo, pode ser trabalhado também com as carinhas os sentimentos de alegria, tristeza; enfim, é uma brincadeira que pode ser aproveitada em várias linguagens. Vamos fazer o jogo do boliche?

Nenhum comentário:

Postar um comentário