sábado, 13 de outubro de 2012

Ensinando números e se divertindo

Ensinar números por meio de jogos, brincadeiras, músicas, brinquedos é algo mais divertido e facilita o entendimento das crianças, pois ela aprende brincando. O jogo do bingo é um desses exemplos que podem ser confeccionados pelos adultos em materiais como EVA ou até mesmo em cartolinas. É um jogo simples, que as crianças adoram. Outro exemplo é a nossa velha e conhecida amarelinha, que também pode ser feita em EVA ou riscada no chão, para quem mora em lugares que não podem ser riscados a confeccionada com EVA é uma solução perfeita.

Matemática ensinada de forma lúdica e divertida é muito mais fácil de ser aprendida pelas crianças; sem perceber elas vão adquirindo a noção de número, de sequência numérica e de quantidade. A associação escrita do número (1, 2, 3, 4...) com a quantidade que ele representa é fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança. 

O que precisamos evitar é ensinar os números sem a correspondência da quantidade, isso complica em vez de ajudar na compreensão numérica. Por exemplo, às vezes a criança soletra a sequência, mas quando colocamos uma quantidade de dedos em sua frente ela não sabe dizer que número é. Essa prática deve ser evitada e dificulta a aprendizagem correta da fala, da representação escrita e da correspondência da quantidade. Ensinem a fala do número, o sinal correspondente e a quantidade certa, dessa forma vocês ajudam o entendimento numérico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário