Estamos acostumados a dar papel, lápis de cor, tintas, giz de cera, canetinhas para que as crianças desenhem e pintem em papel branco, colorido, mas de superfície lisa. Que tal propiciar novas experiências sensoriais ao ceder lixas de diversas espessuras, mais finas e mais grossas, e dar aos pequenos lápis, giz de cera ou até mesmo giz de lousa para que eles possam vivenciar esta nova sensação? Se for possível até dar o papel junto e pedir que eles passem a mão no desenho feito na superfície lisa e na áspera. Essas diferenças de superfície provocam no cérebro sensações diferentes e estimulam as terminações neuronais, isto é, muito importante para que novas mensagens cheguem até o cérebro da criança e provoquem outras sinapses, importantes para o seu desenvolvimento cognitivo.
Nas instituições de ensino, geralmente esta prática já é muito usada, mas em casa às vezes não. Talvez isso se deva ao fato de os pais não saberem da importância dessa aprendizagem ou por que relegam à escola a aprendizagem. No meu conceito, quanto mais estimularmos as crianças, melhor. Então essa prática deve ser utilizada tanto nas instituições infantis quanto na família. Que tal, pais, fazerem uma caixa com papéis, lixas, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, giz de lousa colorido e deixar que as crianças brinquem quando assim desejarem com este material. Isto só vai ajudar no desenvolvimento saudável da criança. E também vocês podem brincar com elas e tornar esse momento mais um tempo rico de aprendizagem junto com seu filho (a).
Eu aposto como elas irão adorar, momentos simples como esses ficam guardados para sempre na memória de qualquer indivíduo e a felicidade e as aprendizagens podem ser prazerosas se ambos estiverem dispostos para isso...
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