domingo, 21 de outubro de 2012

Materiais reutilizáveis: Brinquedos construídos


Brinquedo vai e vem de garrafa Pet.

Vejo em minhas visitas a algumas instituições de educação infantil a seguinte fala de alguns profissionais: “não conseguimos desenvolver um bom trabalho, faltam brinquedos  e jogos para desenvolvermos nossos alunos.” Sei que essa é a realidade de algumas instituições de educação infantil, principalmente de caráter público em nosso país, mas sempre indago a essas professoras: Por que vocês não fazem alguns brinquedos e jogos com materiais reutilizáveis, como garrafa Pet, etc.? A desculpa é sempre a mesma: as crianças não gostam.

Isso não é verdade, as crianças brincam sim com materiais que não sejam comprados, elas resignificam esses materiais; um pedaço de madeira pode virar um cavalinho, uma lata pode virar um carrinho, as crianças brincam sim. Essa desculpa dos professores não é verdadeira. Falta de compromisso, vontade, interesse, acomodação e responsabilidade para com a formação das crianças são o que permeiam o pensamento de alguns profissionais da educação. Só tenho dó das crianças que estão deixando de experimentar situações significativas, que farão  toda a diferença em sua formação quando adolescentes e adultas.

Também não estou defendendo aqui que tudo tenha que ser reutilizável, não é isso. Jogos e brinquedos comprados também devem existir para que as crianças possam brincar e se a instituição é publica, é dever do governo municipal manter e comprar os jogos e brinquedos; porém, o que não podemos deixar é as crianças sem essas experimentações e vivências necessárias para o seu desenvolvimento integral e integrado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário