sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Creches domiciliares, algo a ser pensado e repensado por todos nós


Estão sendo incentivados neste país por parte de alguns governos municipais a criação de creches domiciliares. Para quem não sabe como funciona, vou explicar.  Uma pessoa disponibiliza sua casa para que algumas crianças possam ficar; elas recebem salário para isto, são as creches domiciliares.

Porém, algumas questões necessitam ser levantadas aqui. Qual é  o objetivo educacional dessas creches domiciliares? Quais são as condições higiênicas e de materiais de que dispõem esses lugares para um atendimento digno? Os direitos das crianças estão sendo respeitados nesse tipo de creche?

A educação Infantil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 institui a educação Infantil como direito da criança e não das mães que necessitam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos. Esse tipo de creche domiciliar tira a responsabilidade dos governantes de construírem espaços adequados para a educação infantil. Outra determinação nessa mesma lei foi instituída para que para educar e cuidar da Educação Infantil as pessoas deveriam ter ensino superior.  Fica aqui minha pergunta: nas creches domiciliares as pessoas possuem formação para educar as crianças?  Ou somente acham que por ser mulheres que estarão na frente destas creches elas com seu instinto materno saberão como cuidar destas crianças.

Voltamos à era do assistencialismo no Brasil? Em vez de avançarmos para uma visão de educação infantil com qualidade, que respeite os direitos das crianças, voltamos à visão dos direitos das mães de trabalhar e ter onde deixar seus filhos? Educação Infantil de qualidade é de responsabilidade dos governos e temos que cobrar isto de maneira eficiente e eficaz, e não aceitar um retrocesso na educação. Ou então aceitar que ela se efetive somente em papel em termos de lei e na prática voltamos à era assistencialista, onde as crianças não precisam ser educadas, mas somente alimentadas e trocadas. Eh! Brasil...



Nenhum comentário:

Postar um comentário