segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Teatro de fantoches: viva a imaginação e criatividade


teatro de fantoches
O teatro de fantoches é uma técnica usada na educação infantil para despertar a curiosidade, imaginação e a fantasia das crianças. Claro que elas podem até participar do teatro como personagens, mas para que elas entendam como é feito, como os personagens atuam é necessário primeiro que os adultos façam esse tipo de apresentação.

Uma caixa de televisão, de geladeira, pode servir para ser o palco, essa da foto foi confeccionado com caixa de TV, nada muito complicado. Os bonecos personagens podem ser confeccionados com caixa de leite, como a foto do sapo. Esses animais (personagens) que vocês veem na foto primeiramente foram confeccionados com caixa de leite, depois foram evoluindo até chegar em espuma. 

sapo de caixa de leite
Professores e pais, é tão gostoso brincar de teatro com as crianças, elas se divertem, aprendem a narração de uma história de outra forma que não somente a lida, desenvolvem sua imaginação; quando forem ser alfabetizadas, elas conseguirão montar histórias com começo, meio e fim, porque já ouviram e apresentaram muitas vezes o tipo de gênero textual  da narrativa.

Ter na sala de aula/referência esse material disponível para que as crianças possam manusear e inventar suas próprias histórias também é necessário, pois elas vão desenvolvendo o gosto pela forma desse tipo de teatro, além, é claro, de aprender brincando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário