sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Teatro-educação: uma forma lúdica de aprender

Alguns professores me falam da dificuldade em ensinar qualquer conteúdo hoje para as crianças. Muitos me pedem receitas prontas, como se isso fosse possível. Pois bem, hoje lhes falo sobre uma técnica, que é  o teatro-educação.

Essa forma diferente de ensinar, incomum para os padrões tradicionais - lousa e giz - pode ser uma solução para aquelas crianças que parecem estar desestimuladas e desencorajadas. Por que não fazer diferente?

Peguem conteúdos e transformem em peças teatrais, ensinem as crianças a dramatizar  o texto; não estou falando aqui de teatro profissional, não é isso. Estou dizendo de transformar aquela aula que seria chata e sem estímulo em algo que as crianças possam participar de fato, encenar, se divertir. Aprender brincando. Falamos tanto essa frase ultimamente, mas será que fazemos isto realmente na prática?

Professores criem e recriem sua maneira de ensinar, sejam inventivos e deem a oportunidade para vocês se divertirem também junto com as crianças; não tenham medo de ser ridículo, isso não existe. Com o teatro-educação vocês poderão ficar mais próximos das crianças e conseguir atraí-las para aprendizagens significativas. Pensem nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário