quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Compensar ausências com presentes

Alguns pais por motivos de separação entre o casal ou até mesmo por trabalho acabam acreditando que podem compensar a ausência com os filhos (as) por meio de presentes. Isso na minha concepção de mundo e de educação não é nada enriquecedor no desenvolvimento infantil, pelo contrário, pode causar mais carência ainda e, pior, pode até desenvolver na criança certo consumismo.

Já ouviram aquela expressão “eu trabalho feito um louco para dar de tudo para você”; isso é jogar para a criança uma responsabilidade que é do adulto. Primeiro, a criança não pediu para nascer; segundo, ela não entende a relação trabalho e dinheiro na prática. Terceiro, compensar a falta de amor e carinho com presentes não é a mesma coisa que olhar, conversar, enxergar, brincar, rir e chorar com alguém.

Pais pensem nisso, ninguém compra amor, não existe na prateleira um jogo ou brinquedo que possa ser comprado com este nome. Isso é um sentimento que se tem ou não, mas que pode ser desenvolvido. Nunca é tarde na vida para reconhecer os erros e consertá-los, basta querer.

site:www.vandaminini.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário